terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Ida ao cinema... lição de cidadania

Sou uma grande fã do cinema fantástico. O Senhor dos Anéis está no topo, e claro que o Hobbit veio como complemento. Estando longe da azáfama do cinema europeu e mundial, a ida ao cinema é sempre uma opção pouco utilizada. Mas desta vez foi diferente! Era o último da sequela do Hobbit e era especial! Compramos os bilhetes na net (e ainda bem que o fizemos, senão tínhamos batido com o nariz na porta), e lá fomos. Sexta à noite e casa lotada! Muitos miúdos e alguns graúdos. Cinema com direito a sumo e pipocas (detesto! mas pelos vistos todas a outras pessoas na sala adoram!), respeito. 
Não sou crítica de cinema, gosto apenas de cinema. Gosto de degustar todas a sensações que saem da tela e me provocam, que me fazem pensar. Foi um bom filme!
O filme acabou e.... as luzes acendem-se! A sala tinha virado uma pocilga! Não parecia a mesma sala que duas horas antes estava limpa e arrumada. Copos de sumo no chão, pacotes de cartão com pipocas espalhados, custou-me a acreditar que tinham estado ali pessoas e não orcs! Nisto os espectadores ao meu lado levantaram-se e (por mais que possa causar espanto) foram-se embora, deixando tudo atrás de si! Chamei à atenção dizendo "acho que se esqueceram do vosso sumo e das vossas pipocas", eles na minha frente e depois de terem estado duas horas sentados ao meu lado, responderam " isso não é nosso"! Fiquei com cara de parva a olhar para aquilo! Ainda com uma réstia de cidadania pensei, "não tem baldes de lixo lá fora por isso as pessoas tem de deixar isto aqui". Sou mesmo muito ingénua! Havia perto de dez baldes de lixo prontos no exterior da sala!
Toda esta história fez-me pensar! Quem são os agentes da educação? Todos nós? Só a família? Tenho eu direito de chamar a atenção de alguém na rua porque atirou um papel para o chão?


Sem comentários: