quarta-feira, 30 de abril de 2014

Isto de ser mãe...

Todos os dias sou bombardeada com informação. Uma mais útil que a outra.
Todos têm um comentário fazer em relação à maternidade. De início, ouvia que o bebé era muito grande, que eu ia ter diabetes porque o meu pâncreas fez um esforço muito grande. Tinha que ter cuidado para a criança não ser obesa. Depois, bem, depois foi o contrário! O bebé tinha que engordar 27 gramas por dia. O meu leite não era bom porque ele só aumentava 21 gramas. Mandavam-me acordá-lo durante a noite para pô-lo a comer. Por tudo isto, ainda hoje tenho terror de entrar na zona de saúde infantil do Centro de Saúde.

Passados alguns meses, começou a comer sopa. Continuou a engordar os 21 gramas por dia, afinal o leite já era "bom" (como se houvesse leite materno mau!). Mas continuava “um pouco magro”. Magro, um miúdo com percentil de peso entre os 50 e os 75? Isso dos percentis também é outra que nunca engoli bem. Gostava de saber com que dados calculam essas médias?

Outra preocupação é a duração da amamentação. Quando é que se deve deixar de amamentar? Todos dizem uma coisa diferente! Acho que só mesmo seguindo o nosso coração.

Mini-férias: Levar ou não levar o Guilherme? Fomos sem ele. "Pois, coitado do miúdo a ser criado pelos avós!"

Saídas á noite:" Foram pais há pouco tempo e já nem ligam à criança!".

O Guilherme come de tudo: "Bem essa tua criança come muito."

É muito ativo, gosta de brincar na rua de correr, de jogar à apanhada: "O teu filho não pára". Apetece dizer, está vivo e de boa saúde!!

Como mãe de “primeira viagem”, tudo me preocupava. Os comentários das outras pessoas desgastavam-me. Fartava-me de ler. Confesso que ainda leio bastante sobre o tema. Mas a verdade, é que a minha avó teve cinco filhos, criou-os a todos e não sabia ler. O instinto é algo muito poderoso!

Cada criança é única e especial. Quero que o Guilherme acima de tudo seja feliz! A correr atrás das galinhas, a chamar o cão, a correr rua acima, a brincar. Gordo ou magro. Alto ou baixo. Desde que saudável o resto não importa!
Por isso, hoje em dia esboço um sorriso perante os comentários dos outros!

Todas a pessoas que estão presentes na vida do meu filho ajudam na sua educação, pais, avós, tios, amigos, vizinhos. Todos os que vierem por bem. E sim, fomos de férias e o Guilherme ficou. E sim, levamos o miúdo para jantares em casa de amigos.

Porque se os pais do Guilherme estão bem, o Guilherme também estará. Pelo menos é assim que penso e sinto.










Sem comentários: