sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Consciência

Ultimamente sinto-me um pouco desiludida. As pessoas, a forma como complicam, como exigem, como acham que toda gente lhe deve e ninguém lhe paga. Sinto que ando numa realidade alternativa! Que não é verdade, parece um sonho. Um sonho mau, muito mau, que não tem fim. O céu está a fechar-se sobre mim.
Ontem, foi diferente, no meio desta confusão toda, falei com uma pessoa , que teve  uma atitude genuína. Falou-me em consciência.  A importância da consciência na nossa vida. E assim, do nada apareceu esta palavra que povoou a minha infância, e  não ouvia falar dela à tanto tempo. Para onde foi a consciência das pessoas? Ficou esquecida no tempo?
A  minha consciência está presa à educação educação de um militar e de uma professora primária, que volta e meia diziam, "tens que fazer as coisas de acordo com a tua consciência", "não amarres o cachorro assim, não te pesa a consciência?", "imagina de fosses galinha, gostavas que te atirassem pedras, olha a tua consciência?", "não faças batota, não tens consciência?". Essa palavra dominou grande parte da minha infância e de repente, "puff", desapareceu. Nunca mais ouvi falar nela. 
A consciência, entranhou-se e deixei de lhe atribuir um nome. Está presente e pronto. Será que com os outros aconteceu o mesmo? Daí o motivo do desaparecimento? Ou porque pura e simplesmente é algo do passado, associado a atitudes de criança, já não é necessário ter em conta na vida adulta? Pois se assim é, o adulto estão muito longe da verdade. Agem como não houvessem consequência das suas ações, plenos de atitude e sem a consciência do que pode daí advir. 
Sinto-me mesmo desiludia com as pessoas. Bem Haja Padre Abel, por me relembrar que é muito bom ter consciência e as pessoas que a tem devem ser valorizadas!


A consciência do nosso lugar .... 


Sem comentários: